sábado, 19 de março de 2011

Proposta nº1 (desenvolvimento)

Tal como referi no post anterior, eu e a minha colega Ana Patrícia Castro, estivemos a pesquisar imagens para poder fazer uma composição para a proposta, aqui estão as imagens escolhidas para a composição:





Aqui está o resultado final:

A imagem ainda vai ser melhorada, pois queremos incluir mais elementos da comunicação visual. Esta imagem resultou da "colagem" de partes das imagens acima mostradas, e foi elaborada no programa Adobe Photoshop. A outra parte da proposta (o círculo) será postado brevemente.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pesquisa de imagens - Dentro de 4 linhas

O quadrado e o rectângulo são dos elementos geométricos mais básicos, constiuídos apenas por 4 simples linhas.... Vivemos rodeados de objectos que apresentam estas formas.










Após uma pesquisa livre que efectuei para encontrar ideias e imagens interessantes para a proposta nº1, deparei-me com algumas imagens interessantes que achei boa ideia para partilhar aqui no blog.



Algumas destas imagens remetem para a ideia de movimento. As palavras-chave que pesquisei foram: quadrado, quadriculado, pessoas,etc.

Pesquisa de imagens

Estive a pesquisar imagens para a proposta, aqui estão as que mais se aproximam do que pretendemos fazer...

1ª Proposta - Escolha da música (1ª fase)

Foi-nos proposto pelo professor escolher uma música e transmitir o que sentiamos, enquanto a ouvimos, para uma criação artística!


Aqui está a nossa escolha:


Inicialmente começamos a desenhar alguns rabiscos [algo primitivos :) ], mas sempre aproximados de formas geométricas. O desenho foi originalmente feito à mão num caderno e posteriormente desenhado no Adobe Photoshop. Apesar de esta ser a ideia original, depois de ouvida a música várias vezes começaram a surgir outras ideias, posteriormente irei postar o progresso do nosso projecto.Eis a criação que nos surgiu primeiramente:

segunda-feira, 7 de março de 2011

Percepcionar o Mundo... (Re-editado)

A Teoria de Gestalt (teoria da forma em Português), datada do início do século XX, surgiu das ideias de psicólogos alemães e austíacos, como Christian von Ehrenfels, Felix Krüger, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, tendo nascido por oposição à Psicologia do século XIX. Esta, tinha como principal objectivo perceber a forma como percepionamos o mundo que nos rodeia. Assim, a Gestalt partiu da permissa “o todo não é a soma das partes, pois o todo é percebido antes das partes o constituirem”.

Existem leis, através das quais podemos perceber melhor esta teoria e, por conseguinte, analisar melhor as imagens, são elas:


  1. Continuidade- agrupamento visual de vários elementos que sugerem movimento, como se completassem o contorno de um seguimento;
  2. Segregação – reconhecimento de formas por estímulos provocados por efeitos visuais como pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas, etc;
  3. Semelhança – quando um objecto possui elementos diferentes, mas que possuem um padrão visual, a percepção tente a separá-los em novos elementos;
  4. Unidade – quando vários elementos são parecidos e seguem um alinhamento padrão, tendemos a agrupá-los em um único objecto;
  5. Proximidade – quando observamos elementos muito próximos, a percepção tende a agrupá-los em um único bloco distinto;
  6. Pregnância – o cérebro tende a perceber mais rápido e mais fácil as formas organizadas;
  7. Fechamento - tendemos a "completar" segmentos, ligando as áreas similares para fechar espaços próximos.

As chamadas "ilusões de óptica" são a prova de que temos diferentes percepções da mesma imagem. Tomemos como exemplo a seguinte imagem:




As crianças nesta imagem vêm golfinhos, já os adultos vêm (ou melhor, percepcionam) a presença de um casal. Aqui podemos ver como a experiência do ser humano afecta a forma como vê o mundo.


Fontes:
http://kinhocohen.multiply.com/journal/item/4/TEORIA_DA_GESTALT_Ou_teoria_da_forma

http://www.slideshare.net/barao/introduo-a-gestalt


BOCK, Ana Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004. pág.
50-57.

terça-feira, 1 de março de 2011

Percepcionar o Mundo...

A Teoria de Gestalt (teoria da forma em Português), datada do início do século XX, surgiu das ideias de psicólogos alemães e austíacos, como Christian von Ehrenfels, Felix Krüger, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, tendo nascido por oposição à Psicologia do século XIX. Esta, tinha como principal objectivo perceber a forma como percepionamos o mundo que nos rodeia. Assim, a Gestalt partiu da permissa “o todo não é a soma das partes, pois o todo é percebido antes das partes o constituirem”.

As chamadas "ilusões de óptica" são a prova de que temos diferentes percepções da mesma imagem. Tomemos como exemplo a seguinte imagem:


As crianças nesta imagem vêm golfinhos, já os adultos vêm (ou melhor, percepcionam) a presença de um casal. Aqui podemos ver como a experiência do ser humano afecta a forma como vê o mundo.


Fontes:
http://kinhocohen.multiply.com/journal/item/4/TEORIA_DA_GESTALT_Ou_teoria_da_forma

BOCK, Ana Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004. pág.
50-57.

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Segundo Donis A. Dondis, existem elementos visuais que constituem aquilo que vemos. São eles: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.


PONTO
(unidade de comunicação mais simples)




LINHA
(cadeia de pontos; "meio de apresentar, em forma palpável, aquilo que ainda não existe, a não ser na imaginação.")




FORMA
("A linha descreve uma forma")




DIRECÇÃO
("Todas as formas básicas expressam três direcções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva.")





TOM
("As margens com que se usa a linha para representar um esboço rápido ou um minuncioso projecto mecânico aparecem, na maior parte dos casos, em forma de justaposição de tons, ou seja, de intensidade da obscuridade ou claridade de qualquer coisa vista.")




COR
("Uma fonte inestimável para os comunicadores visuais.")





TEXTURA
("A textura deveria funcionar como uma experiência sensível e enriquecedora.")





DIMENSÃO
("...em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe uma dimensão real, ela é apenas implícita.")





ESCALA
("A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente.")
MOVIMENTO
("...o movimento talvez seja uma das forças visuail mais dominantes da experiência humana.")


Fonte: http://www.icicom.up.pt/~bsg/wiki/lib/exe/fetch.php?id=design_comunicacao_visual_0910%3Adcv&cache=cache&media=design_comunicacao_visual_0910:elementos_basicos_da_comunicacao_visual.pdf