sábado, 26 de março de 2011

Tipografia - História e evolução

O termo tipografia deriva do Grego (tipos - forma e grapheiu - escrita). Tipografia é a arte e/ou processo de criação de um texto, física ou digtalmente. A história da tipografia leva-nos até ao tempo dos Gregos e Romanos (300 a.C. e 200 a.C., respectivamente.), cuja dedicação à escrita levou ao estudo da mesma. No entanto, as suas influências são sentidas ainda hoje.

**Imagem do Alfabeto Romano**

Citanto Willen & Strals, two thousand years
of reading anr writing the roman alphabet have shaped the standards of legibility and continue to sculpt it today. What was regarded as a clear and beauti
ful writing style for a twelfth-century Gothic manuscript is to today's readers as difficult to decipher as a tortuous graffiti script. (...) Centuries of baggage have colored different styles of letters with a wide array of associations, as contextual
relationships are continually forged and forgotten. (2009:2)


Falando agora especificamente sobre a história da tipografia, os gregos importaram o alfabeto fenício (imagem da esquerda), adicionando-lhe as suas vogais (imagem da direita). O padrão estabelecido para referência para a Grécia Clássica foi o alfabeto jónico (usado em Atenas). Este alfabeto passou para os etruscos, tornando-se a sua cultura o berço da cultura latina. Por sua vez, aquando da sua expansão territorial, adoptaram este alfabeto à sua fonética e língua.

"Dos romanos, colonizadores da Península Ibérica e de mais meio mundo, veio o alfabeto latino, a base da escrita e também da tipografia contemporânea ocidental, assente nos caracteres que chamamos romanos." (http://tipografos.net/escrita/index.html)


Inicialmente as letras romanas não tinha a terminação com as 'hastes' que estamos habituados a ver agora. As letras tinham uma terminação regular e, só mais tarde, com o aperfeiçoamento das técnicas de esculpir em pedra é que foram desenvolvidas as tais terminações, apelidadas de patilhas ou serifas. Assim sendo, "nineteenth-century typographers considered sans serif typefaces crude and hard to read, yet these faces are ubiquitous and widely accepted in the twenty-first century." (Willen & Strals, 2009:2)


"Like scientific classification, the categorization of letters and type enables one to better analyze and understand their traits, forms, and history. Printers and type historians first devised classification systems in the nineteenth century, providing order and categorization to an exploding menu of new type styles. The categories generally correspond to periods of art and intellectual history, from the humanist faces first used during the Renaissance to the transitional fonts of the neoclassical period. (...) Sans serif letters alone have been referred to as grotesks, grotesques, gothics, dorics, antiques and lineals. The actual terms of classifications, however, are less important than the characteristics and systems that they represent. " (Type and lettering classification - Willen & Strals, 2009:33)


A comunicação impressa assenta numa tipografia ordenada estruturalmente e com forma. A tipografia visa uma composição perceptual, avaliativa, respeitando o contexto e os objectivos da sua publicação.
O aspecto visual, deve ter em conta uma escolha adequada de fontes tipográficas, composição (layout) de texto, sensibilidade para o tom do texto e a relação do mesmo com os elementos gráficos representados. "Legibility is what makes letterforms recognizable and gives an alphabet letter the ability and power to speak through its shape." (Willen & Strals, 2009:1). A conjugação destes factores, determina que o layout tenha uma "amostra" ou "ressonância" próprias e evidentes de acordo com o conteúdo abordado.

Tipógrafos, designers gráficos e os media, devem preocupar-se com os métodos de impressão e ainda com o tipo de papel e tinta. Segundo Willen & Strals, when creating and using letterforms, designers harness, reinforce, and invent (...) social and cultural associations. (2009:2)

O conhecimento do uso da tipografia é primordial na relação do texto e imagem e essencial aos designers. Assim, a tipografia é um dos pilares do design gráfico.


Fontes:
** Willen, Bruce & Strals, Nolen (2009), Lettering & Type. New York: Princeton Architectural Press
** as imagens utilizadas, à excepção da imagem da classificação e categorização das letras, foram retiradas do livro acima referido

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